Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2013

Flor de abobrinha com nata, ciboulette e beurre noisette


Esse post aqui é especial. Homenagem à querida Tia Ola que resolveu animar a banda lá de cima e deixar a gente aqui embaixo cheio de saudade. Era a leitora mais fiel da Cozinha da Matilde, sempre me mandava mensagens lindas, cheias de apetite e também delicadezas como os lindos forrinhos de renda turca verdes e azuis que ilustram esta postagem.
Mais uma vez uma receitinha de ocasião com o ingrediente disponível na geladeira… e o bom de ser uma geladeira de cozinheira é que vira e mexe sobram produtos muito especiais que rendem boas receitas, como esta aqui.
Marcelo ensaiou um jantar que não saiu e uma porção de flores de abobrinha sobraram na geladeira, eu havia fotografado algum prato com nata e sobrou meio potinho. Ciboulette tem plantada no quintal e manteiga nunca falta em casa de cozinheira. E o sal negro, ah, o sal negro foi a frescurinha que fechou a receita com chave de ouro – e muito cá entre nós, fica muito boa sem ele também, com o bom e velho sal de mesa comum.
Somada aos ingredientes que tinha à mão, a minha cisma de não empanar a flor de abobrinha. Nada contra, mesmo porque é um clássico: flores de abobrinha recheadas e empanadas. Mas nunca me convenceu, sempre me compadeci da textura delicada da flor sendo sacrificada pela agressividade de uma fritura por imersão.
E foi pensando nisso que me veio a cabeça a beurre noisette. Sim, essa manteiga levemente queimada, de um tom dourado quase marrom  e com gostinho de avelã (daí o seu nome) seria perfeita para um toque delicado de gordura sem agredir a textura das flores.
Gostei muito do resultado. Ao serem regadas com a manteiga quente as flores ainda mantêm sua textura e crocância e ficam delicadamente untadas com a mistura da noisette e a nata. O sabor adocicado da dupla explode na boca misturado com a leve picância das flores e o aroma da ciboulette.
Ficou com vontade? O melhor é que é muito fácil de fazer, pá pum. Difícil mesmo só achar as flores de abobrinha, que você pode plantar em casa (logo terei uma colheita) ou encomendar de produtores orgânicos ou procurar na Casa Santa Luzia aqui em São Paulo onde costuma ter.

Ingredientes – 4 porções

  •  10 flores de abobrinha
  • 10 colheres (café) de nata
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de ciboulette fatiada
  • Sal negro do Hawaii

Modo de fazer

Beurre noisette
Leve a manteiga ao fogo baixo, deixe derreter e continue mexendo delicadamente até que as partes brancas e solidas do leite escureçam e fiquem em um tom de dourado/castanho. Experimente: tem gostinho de avelãs.
Flores de abobrinha – montagem passo-a-passo
Disponha as flores em uma travessa.
Sobre cada uma delas coloque uma colher de nata.
Salpique com o sal negro.
Agora junte a ciboulette.
E por fim, regue com a beurre noisette quente.
Sirva imediatamente!
Ah, não desperdice o restinho de molho que fica no fundo da travessa, é especial… use um pedaço de pão para limpar e se lambuzar com a mistura da manteiga com a nata!

Matéria retirada do Site da cozinha da Matilde
(fabulosa matéria!)
Chef. Taberna

Nenhum comentário:

Postar um comentário