Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

Sugo all'amatriciana


Amatriciana (em português pronuncia-se: amatritchiana), molho amatriciana ou ainda molho à matriciana (em italiano Sugo all'amatriciana ou sugo alla matriciana) é um molho de origem Italiana, usado para condimentar as massas.
Seu nome deriva da pequena cidade de Amatrice (topônimo que significa Amada ou Amante), situada na região do Lácio ou Lázio
como estou preste a fazer este molho magnifico velho hoje com a Taberna trazer aos meu amigos Taberneiros esta maneira maravilhosa e simples de preparalo.... vem comigo para esta delicia Italiana!

All' Amatriciana
Os Italianos discutem a origem desta famosa receita: uns afirmam que surgiu na cidade de Amatrice, nos montes abruzzos, onde a carne de porco eo queijo de ovelha são os produtos naturais de seus campos. Outros garantem que é uma receita romana, posteriormente "transportada".

Ingrediente e mises en place

2- colheres de azeite de oliva
1-cebola finamente picada
200gr- Bacon em cubos
2- lata de tomate pelado
2- colheres de Alecriim
sal e pimenta do reino a gosto
 100gr- queijo Pecorino ou parmesão
Azeite para regar por cima
500gr de Pasta tipo talharim

Preparação:
Aqueça uma frigideira grande com azeite de oliva. Refogue a cebola até que fique transparente. Acrescente o Bacon e doure-o. Acrescente o tomate picado e o Alecriim. Cozinhe durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta. Assim que o tomate se desmanchar, Acrescente  a massa(pasta) já cozida e escorrida e mexa. Tire do fogo e acrescente o queijoe bastante pimenta- do-reino. Regue com um fio de azeite de oliva.
dica do chef.
Um vinho que eu acho muito legal para com este prato e o Boccantino Montepulciano de abruzzo, vinho de custo e beneficio!!! e bom apetite...

postado por:
Rodrigo Cacholi