Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O PAÍS DE SONOMA

POR GILDO BIRARDI

Ao norte de San Francisco na Califórnia,o Condado de Sonoma (Sonoma County) está a oeste de Napa Valley, a apenas cerca de 15 quilômetros da mais famosa região vinícola dos EUA. Com uma vantagem sobre esta: Sonoma está às margens do Oceano Pacífico, recebendo uma bem-vinda influência marítima. Neste pedaço de solo pobre e temperaturas muito frias centenas de vinícolas produzem alguns dos vinhos mais cultuados dos Estados Unidos.
Sonoma representa hoje, o que a de melhor dentre os vinhos da Califórnia graças ao seu famoso "terroir" que chamou a atenção, a mais de um século atrás, de produtores imigrantes do velho mundo.


A vinícola Seghesio, criada por imigrantes italianos em 1895, ao longo de um século foi adquirindo excelentes vinhedos nas sub-regiões de Alexander Valley, Russian River Valley e Dry Creek valley, a maior parte plantada com a uva Zinfandel (a mesma que a Primitivo do sul da Itália). A Wine Spectator incluiu o mais simples destes vinhos dentre os 10 melhores do mundo!



Diversidade e qualidade são as duas palavras-chave para entender o sucesso que os vinhos desta região estão alcançando, e cada vez mais. Dali podem sair desde espumantes naturais até um refrescante e mineral Sauvingon Blanc, passando até por um  Chardonnay que lembram um bom Borgonha. Procurando dá até para achar Riesling e Gewustraminer Entre os tintos é possível encontrar elegantes exemplares de Pinot Noir, carnudos rótulos de Cabernet Sauvignon de vinhedo único e até alguns bons representantes da Syrah no melhor estilo Rhône. E, em se tratando de Califórnia, não poderia faltar boas garrafas de Zinfandel. Dá até para encontrar a Petite Sirah, muito rara. A verdade é que há de tudo ali. E o nível de qualidade é alto.
A vinícola Kendall-Jackson, um dos principais produtores americanos, está baseado ali.
Um dos maiores produtores locais é o Clos du Bois, com vinhos a preços bem acessíveis e dois ícones bem acima da média, um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon excelentes.
Valendo-se da proximidade de San Francisco Sonoma é um dos principais destinos de enoturismo nos EUA. O seu pequeno aeroporto recebe voos de Los Angeles, Las Vegas, Seattle e Portland operados pela Horizon Air.
Abaixo, seguem alguns dos melhores produtores de Sonoma.

- Benziger Family Winery
- Chateau St. Jean
- Coturri & Sons
- Dry Creek Vineyard
- Duxoup
- Ferrari-Carano
- Flowers Vineyard & Winery
- Foppiano
- Gallo Sonoma
- Geyser Peak
- Gundlach-Bundschu
- Hanna Winery
- Hanzell
- Jordan
- Marcassin
- Peter Michael
- Quivira
- Ravenswood
- J. Rochioli
- St. Francis
- Seghesio
- Joseph Swan
- Marimar Torres Estates
- Robert Young
 
Vinho Gallo of Sonoma Cabernet Sauvignon
Garrafa 750 ml
Cuidadosamente envelhecido em barris de carvalho, um vinho luxuoso com aromas de cereja, este é um exemplar com exelente custo beneficio, possui ótima qualidade e um preço bem acessivel.
Uma  garrafa custo em torno de R$ 85,00.
 
Definitivamente a califórina se consolidou como uma das regiões "símbolo" do sucesso dos vinhos do novo mundo, sobretudo a região de Sonoma, que com um excelente "terroir" oferece grande diversidade e alta qualidade para que os amantes dos vinhos possam desfrutar.


 Postado por Gildo Birardi
imagens e citaçõe retiradas do site: www.adegavinhos.com.br
e do blog enoteca do portal globo.com