Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PARA TODOS OS AMIGOS TABERNEIROS!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

RISOTTO AL SALMONE, UMA NOVIDADE QUE DA CERTO!!!

RISOTO DE SALMÃO

PENSANDO NOS AMIGOS TABERNEIROS CESAR E MIRIAN; POR ELES GOSTAREM TANTO DE RISOTO E TAMBÉM DE SALMÃO, PENSEI POR QUE NÃO JUNTAR OS DOIS? AI QUE VEIO A SURPRESA! NÃO SÓ JA TEM, MAS É UM PRATO MARAVILHOSO! E EU COMO UM TABERNEIRO E DEFENSOR DA BOA MESA, NÃO PODIA DEIXAR DE BLOGAR ESTA FANTÁSTICA RECEITA.
ESTE RISOTO, DE CRIAÇÃO RECENTE E COM ARES COSMOPOLITAS, PROVÉM DA TOSCANA.


INGREDIENTES

2  XÍCARAS DE ARROZ
50g  DE MANTEGA
120g  DE FATIAS FINAS DE SALMÃO DEFUMADO
100g  DE CREME DE LEITE
2  COLHERES DE GRAPPA ( DESTILADO DE UVA)
1/2  CEBOLA
1/2  COPO DE VINHO BRANCO
1  LITRO DE ÁGUA QUENTE (OU CALDO)
SAL A GOSTO

MODO DE PREPARAR.

REFOGAR RAPIDAMENTE, NUM POUCO DA MANTEGA, O SALMÃO DEFUMADO, CORTADO EM TIRAS, JUNTANDO EM SEGUIDA O CREME DE LEITE E UMA COLHER DE GRAPPA. APAGAR O FOGO E RESERVAR. EM OUTRA PANELA, FRITAR A CEBOLA PICADA NO RESTANTE DA MANTEGA, ACRECENTAR O ARROZ, REFOGÁ-LO POR 4 MINUTOS E ADICIONAR O VINHO. QUANDO ESTE SE EVAPORAR, DEIXAR COZINHAR O ARROZ EM FOGO BAIXO, MEXENDO SEMPRE E ACRESCENTANDO A ÁGUA QUENTE (OU O CALDO) AOS POUCOS. CERCA DE 5 MINUTOS ANTES DE APAGAR O FOGO. INCORPORAR O SALMÃO COM O CREME, VERIFICAR O SAL, JUNTAR A OUTRA COLHER DE GRAPPA E MISTURAR BEM. SERVIR DEPOIS DE O RISOTO DESCANSAR ALGUNS MINUTOS.

NOTA.

ESTE RISOTO FICA AINDA MAIS RICO E SABOROSO SE SOMARMOS A ELE UMA OU DUAS VERDURAS. NESTE CASO, AS VERDURAS DEVEM SER REFOGADAS ANTES QUE O ARROZ SEJA COLOCADO NA PANELA E, A SEGUIR, COZIDAS JUNTAMENTE COM ELE DUAS POSSIBILIDADES INTERESSANTES SÃO UM PÉ DE ESCAROLA GROSSEIRAMENTE PICADO E ABOBRINHAS DO TIPO ITALIANO (3 OU 4) EM FATIAS.

DICAS DE VINHOS PARA ACOMPANHAR ESTE PRATO.
. BAROLO OU BARBARESCO
OBS: O CUSTO DESTES VINHO E UM POUCO ELEVADO, MAS ACREDITE, VALE A PENA!!!


receita retirada do livro " Italianos á mesa"
bostado por Rodrigo Cacholi.