Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Speranza lança as primeiras pizzas DOC napolitana do Brasil

A Cantina e Pizzaria Speranza lança esta semana as primeiras pizzas DOC napolitanas do Brasil, feitas exclusivamente com ingredientes italianos dentro das normas universais estabelecidas pela Associazione Verace Pizza Napoletana, que credencia as pizzas verdadeiramente napolitanas no mundo inteiro. Serão três sabores diferentes na casa: Marinara, Margherita (foto) e Caprese.

Para prestigiar o lançamento, a Família Tarallo, responsável pela cantina inaugurada há 50 anos no bairro da Bela Vista, conta com a presença de um dos pizzaiolos mais conceituado da Itália no momento, Giulio Adriani, diretor dessa associação e uma figura que viaja o mundo todo para levar o conceito da verdadeira pizza de Nápoles aos diferentes países.

“Esta é uma forma de reverenciarmos o legado que herdamos de nossos avós, pioneiros no Brasil nesse jeito napolitano de se fazer pizzas, atualizando nossa casa de acordo com essas normas universais de autenticidade do produto que tanto preservamos", afirma Paola Tarallo, uma das netas de Dona Speranza.

A verdadeira pizza napolitana
Em 1982 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana, em italiano) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana. A instituição age fortemente na Itália para que a pizza napolitana seja reconhecida pelo governo como "DOC" (di origine controllata, Denominação de Origem Controlada em português).

Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou leveduras de cerveja, água e sal. A pizza deve ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comitê da organização. Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha (somente), a 485°C, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio.

A variedade de coberturas é reconhecida pela organização, porém devem ter a sua aprovação, estando em conformidade com as tradições napolitanas e não contrastando com nenhuma regra gastronômica. Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas a Marinara (Napolitana), que leva: tomate, azeite de oliva, orégano e alho; e a Margherita, com tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão.

A pizza deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros.


MATERIA RETIRADA DO SITE:
seurestaurante.com.br

Postado por:
Rodrigo Cacholi