Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2016

Os Filhos do fogo


“Somos criaturas das chamas, somos produtos da culinária e esta transformação é profunda!”


A pergunta é! Cozinhar ou não cozinhar?

Cozinha significa muita coisa; e tempo diferente para pessoas diferentes, raramente uma proposta para o tudo ou nada.
Mesmo assim até cozinhar algumas noites na semana ou separar um domingo para fazer refeições para a semana, ou talvez as vezes fazer um prato que você só poderia comprar.
Mesmo ate este ato modesto de cozinha, vão construir um tipo de voto!
 Um voto para que exatamente?

Em um mundo que tão poucos são obrigados a cozinhar, escolher fazer isto é um protesto e apresentar este protesto contra a especialização, contra a total racionalização da vida, contra a infiltração de interesses comerciais e todas as esferas da nossa vida, chega ser uma obrigação de todos que de alguma forma é encantado pela a alquimia da cozinha.
Cozinhar pelo prazer de fazer isto, devotar um tempo livre é declarar nossa independência as empresas que querem organizar cada momento de nossas vidas e que querem criar mais uma ocasião para o consumo.
Cozinhar tem o poder de transformação mais que plantas e animais em comida, eu descobri que cozinhar, nos da a oportunidade tão rara no mundo moderno, e trabalhar no seu sustento e no sustento de quem  estamos alimentando, e pelos cálculos da economia isto talvez não seja a forma mais eficiente de um cozinheiro amador, mais mesmo assim é bonito.
Pois não há uma pratica menos egoísta, um trabalho menos alienado e um tempo menos desperdiçado que preparando algo delicioso e nutritivo para as pessoas que você ama.

texto baciado no livro Cooked.
Chef. Rodrigo Taberna