Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VINHO DA SEMANA

Por Gildo Birardi

A produção inicial, de 25 mil garrafas, poderá ser encontrada em restaurantes, em casas especializadas e na própria vinícola.

Acostumada aos rótulos estrangeiros, especialmente os italianos, franceses, chilenos e argentinos, a Taberna di Baco sempre abre espaço para novos e supreendentes vinhos. Esta semana fiquei surpreso com um exemplar nacional, produzido pela Miolo. Confesso que a principio não me empolguei , e minhas espectativas não eram das mais entusiastas, ledo engano!
Tratava-se de um tinto elaborado com Cabernet Sauvignon e Merlot, safra 2005, cultivadas nos vinhedos de Raul Anselmo Randon, localizados na Região de Campos de Cima da Serra - Município de Muitos Capões - RS numa altitude de aproximadamente 1.000m.
Raul Anselmo Randon, é um renomado empresário gaúcho do ramo agroindustrial, connhecido por transformar em "ouro" todos os empreendimentos em que se arrisca. Certa vez, atendeu ao conselho de um grupo de franceses que cultivavam maças em Santa Catarina, que lhe disseram que a região poderia ser muito favorável a vinicultura. Ele resolveu experimentar, plantou 30 hectares e em parceria com a Miolo passou a produzir este premiado vinho.
A chave para o sucesso deste vinho foi o fato de que por estarem as parreiras localizadas em um região de maior altitude do que o Vale dos Vinhedos - RS, a uva deveria permanecer mais tempo nos vinhedo, o que acarretaria um maior acúmulo de propriedades e um consequente enriquecimento extra.
Resultado, um vinho excelente, Potente,de corpo intenso, muito bem pigmentado, um aroma marcante com presença da fruta e do carvalho envelhecido, característica dos vinhos de guarda. Possui taninos bem presentes, deixando um retro gosto muito prolongado.

Vinho de guarda, com estrutura para suportar vários anos de envelhecimento.
Cor intensa com alta concentração de pigmentos, com tonalidades que vão do rubi ao púrpura .

Degustei o vinho junto com minha esposa Angélica, meu irmão Chefe de Cozinha, enófilo e futuro sommelier Bruno Birardi, atualmente integrando a equipe de cozinha do restaurante do "Buddha Bar", que aliás teve uma ótima impressão deste vinho, e deu um parecer muito favorável.
Fica o recado então aos caros taberneiros :  em breve este vinho será degustado e fichado, e certamente entrará no "hall" dos grandes rótulo da Taberna di Baco.

Postado por Gildo Birardi.