Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de julho de 2010

"MUITO ALÉM DO MACARRÃO..."

Mesa típica mediterrânea
Para onde nos levam as estreitas ruelas de uma cidade medieval italiana?

... Este é o título de uma reportagem muito interessante da revista Men's Health de julho de 2010, que explica que a culinária italiana vai muito além de um bom prato de massa, segundo Sofia Solves e Mark Bittman editores da reportagem a culinária italiana é repleta de peixes, azeites de oliva, vegetais e por isso proporciona saúde, sabor e diversão, fazendo desta cozinha uma das mais saudáveis do mundo.
A reportagem aborda o fato de o Brasil ser praticamente uma filial da Italia, devido ao fato de ser o país com o maior número de descendentes de italianos fora da Italia, que por conseguinte absorveu a cultura, os custumes e a culinária "grazie a Dio" daquele pais. São mais de 25 milhões de filhos, netos, bisnetos de italianos vivendo aqui, mas não comendo tão à italiana como imaginamos.
O que me chamou a atenção nesta matéria é um trecho que cita que o italiano prima pelo sabor dos pratos e pela qualidade dos ingredientes, por isso evita caldos gordurosos cremes e excesso de temperos. Um bom exemplo disso, é o bom e velho molho de tomate, que na culinária italiana é sempre feito com os tomates frescos, ao invés de se usar o extrato de tomate, aliás disso nós taberneiros já sabemos muito bem.
Outro dado que merece comentário é uma pesquisa feita entre os leitores da revista que revela que 48% deles consideram a lazanha a comida italiana preferida e apenas 1% acham que a mesma lazanha é o prato italiano que menos engorda.
 Resumindo, na culinária italiana náo há espaço para produtos industrializados e enlatados, é uma cozinha que prima pela qualidade dos alimentos e aposta sempre em produtos frescos... para finalizar deixo uma frase retirada desta reportagem que sintetiza tudo isso: "A autêntica comida italiana é tão boa por ser simples, e extremamente saudável por ser tão simples".
Vale a pena conferir a receita de um frango cozido ao vinho branco e alecrim, a sopa de vegetais e um risoto de queijos com cogumelos que estão nesta reportagem.
Bom, agora que sabemos que a culinária italiana além de extraordinária é uma das mais saudáveis do mundo, vamos diversificar nossas aventuras gastronômicas e irmos muito além do macarrão.

                                                                                                      By Gildo Birardi. Esta postagem contém citações de trechos da reportagem "Muito além do macarrão" da revista Men's Health número 51 de julho de 2010