Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

"CINQUANTAMILA GIORNI"

Por Gildo Birardi.

Bandeira do Reino da Italia, criada dias após a unificação

A ITALIA comemora hoje os 150 anos da sua unificação. Há cinqüenta mil dias (54750), a ITALIA se tornou uma nação unificada, sobre a mesma bandeira, cantando o mesmo hino, São todos "irmãos da Italia... por que foi como a escrava de Roma que DEUS a criou", como diz o Inno di Mameli,  hino da Italia, que apesar de ter sido criado em 1946, no pós segunda guerra mundial, já com a República instituida, traduz bem este sentimento da Italia como um povo unificado.
A unificação Italiana teve como data emblemática o dia 17 de março de 1861, quando foi proclamado o Reino da Italia por Vittorio Emanuelle II, proclamado Rei da Italia, cuja primeira capital foi Turim.
Todo este processo político de unificação dos diversos Reinos e Estados Pontítices que pertenciam a Igreja Católica, localizados na península itálica contou com a participação de Giuseppe Garibaldi, que foi um dos líderes da revolução Farroupilha, movimento repúblicano separatista ocorrido no Rio Grande do Sul.
Portanto Garibaldi era um Repúblicano convícto mas constribui para a formação do Reino da Italia, unificado, reconhecendo a legitimidade do titúlo do Rei de Vittorio Emanuelle II.
Esta característica marcante de ter sido a Itália um país formado por diversos reinos, contribuiu para esta maravilhosa diversidade cultural, e de dialetos que quase chegam a ser idiomas diferentes do Italiano, que ainda são falados de Norte a Sul da "Bota".
Toda esta riquesa e diversidade cultural que tornam o povo Italiano um dos mais criativos e inventivos do mundo, é plenamente justificada por um sábio ditado em Latim que diz: ""Varietas delectat" - A diversidade das coisas é que nos encanta.... e é assim  a cultura italiana, rica e diversa.
Este ano é de grandes comemoraçõe pelos 150 anos da Unificação, na Italia, no Brasil, com o "Ano da Italia no Brasil" e em diversas partes do mundo, onde existem descendentes de Italianos, que nós da Taberna di Baco, possamos comemorar com muitos Supetoscanos, Chianti, Barbarescos, Barolos,  Brunellos... 
Viva a ITALIA!


Postado por Gildo Birardi