Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TIRAMISÚ! PARA LEVANTAR QUALQUER HUMOR.

"TIRAMISÚ" SOBREMESA DOS DEUSES!

O TIRAMISÚ É  DE ORIGEM DISCUTÍVEL. SOBREMESA DE CRIAÇÃO RECENTE, PODE TER LIGAÇÕES COM DOCES TRADICIONAIS, COMO A "CREMA AL MASCARPONE" DA LOMBARDIA OU,  MAIS PROVAVELMENTE AINDA, COM UMA ANTIGA VARIANTE TOSCANA, Á  BASE DE CREME DE LEITE AO QUE TUDO INDICA, A VERSÃO ATUAL, Á BASE DE MASCARPONE, SURGIU  NO VÊNETO. COMO ATÉ HÁ ALGUM TEMPO NÃO SE PODIA CONSEGUIR ESSE TIPO DE QUEIJO NO BRASIL, NOSSAS RECEITAS SUBSTITUÍAM-NO POR RICOTA MISTURADA COM CREME DE LEITE. ESSA ALTERAÇÃO ( FILHA DA NECESSIDADE ) JUNTARAM-SE, INFELIZMENTE, VÁRIAS OUTRAS, QUE ACABARAM " ENRIQUECENDO" A SOBREMESA NÃO SÓ COM ESSÊNCIA DE BAUNILHA, MAS TAMBÉM COM CHOCOLATE MEIO- AMARGO E ATÉ COM VINHO OU LICOR. PREFIRO APRESENTAR AQUI O TIRAMISÚ EM UMA DE SUAS VERSÕES MAIS SIMPLES. O NOME SIGNIFICA "PUXE-ME PARA CIMA" ( O QUE , EMBORA ESTRANHO, NÃO DEIXA DE SER CONVIDATIVO).

INGREDIENTES:
250g de mascarpone
3 ovos
3 colheres de açúcar
250g de pão- de -ló em fatias
1 xícara grande de café bem forte com pouco açúcar
.chocolate em pó ou ralado para polvilhar

MODO DE PREPARAR:
Com uma colher de pau, bater numa tigela as gemas dos ovos com o açúcar, acrecentando a seguir o queijo mascarpone. Quando tudo estiver bem amalgamado, juntar delicadamente as claras dos ovos batidas em ponto de neve. Numa forma, dispor uma camada de fatias de pão-de-ló umedecidas de café. Despejar sobre ela metade da mistura de mascarpone. Repitir a operação, com mais uma camada de pão-de-ló e a outra metade da mistura. Polvilhar o chocolate meio amargo para decorar. Levá-lo á geladeira por pelo menos 3 horas, antes de servi-lo.
BUON APPETITO 

 DICAS DE VINHO PARA ACOMPANHAR:  VINHO DA UVA MOSCATEL OU PROSECCO.

POR: RODRIGO CACHOLI
RECEITA RETIRADA DO LIVRO ITALIANOS Á MESA.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 DE OUTUBRO, DIA DO MACARRÃO

POR GILDO BIRARDI


Massa Caseira confeccionada na Taberna di Baco, para um de nossos jantares















Não poderiamos deixar esta data  passar em branco, afinal o macarrão é uma das iguarias mais apreciadas pelos taberneiros, porque quase sempre elegemos uma bela macarronada como prato principal das nossas celebrações, e diga-se de passagem, totalmente preparada na Taberna di Baco, pelo "Cuoco" ou ("Cheff", como preferirem) Rodrigo.
Nós não adoramos macarrão somente porque é um alimento que contém fonte de energia, carboídratos, além de vitaminas e sais minerais, etc, nem por ser prático e de preparo relativamente rápido... adoramos porque não há nada melhor do que saborea-lo acompanhado de um molho estupendo, na companhia dos amigos e regado a um bom vinho, ou seja, isto é uma das melhores coisas da vida, talvez seja um dos momentos que melhor traduz a celebração em família. Quem nunca teve em sua vida várias macarronadas de domingo com a família reunida? Enfim, não há nada mais italiano do que isso, e como nós temos uma "queda" por esta "italianidade" no modo de celebrar as coisas, logo, adoramos macarrão.
Vejam alguns dados interessantes sobre o Macarrão:

Dados da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) apontam que o Brasil é o terceiro maior fabricante de macarrão do mundo. Os maiores consumidores per capita são Itália, com 28 kg por habitante/ano, e a Venezuela, com 13 kg por habitante/ano. E para estimular o consumo do alimento, a entidade incentiva às indústrias a divulgar o Dia do Macarrão, não apenas para marcar a data, como para enfatizar os benefícios do alimento.
A variedade de macarrões disponíveis é enorme, pois na sua manufatura são considerados os tipos e os formatos de massas. Segundo Dueñas, o mercado brasileiro é representado por três categorias: as massas secas, como o espaguete, gravatinha e parafuso que representam 87% do consumo e o restante do setor se divide em massas instantâneas, representado por 10% de e 3% de massas frescas, do tipo ravióli e cappeletti.
O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo per capita.

Agora, uma breve pincelada sobre a história desde os primóridos desta fantástica iguaria:

A origem do macarrão é incerta, mas o que se pode afirmar é que vem da antiguidade. Uma das primeiras referências sobre uma pasta cozida à base de cereais e água remete aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C.
O Talmud, o livro sagrado que traz as leis judaicas, no século 5 a.C. O itriyah dos antigos hebreus era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas. Porém, na versão mais comum, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século 13.

Entretanto, na Itália, já em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês, Ponzio Bastione. A palavra macaronis, usada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que quer dizer sagrado.

A versão mais aceita pelos historiadores diz que os árabes levaram a massa à Sicilia no século 9, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália. A partir do século 13, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do alimento por todo o mundo: inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.

Para comemorarmos este dia, publico logo abaixo, sugestão de uma das inúmeras variedades deste prato, para que todos possam experimentar não só a delícia que ele nos proporciona, mas também o significado que está implícito em saborear uma macarronada. Não se esqueçam que uma boa macarronada pede e merece, neste caso, um bom vinho tinto. Por se tratar de um prato bastante rico em sabores e com a presença marcante de elementos gordurosos, a minha dica  é acompanha-lo com um Sangiovese de preferência um belo Chianti.
Lembrem-se que uma bela macarronada representa mais do que o sabor que ela nos proporciona, ela simboliza também os mais verdadeiros significados de união e confraternização e por isso sempre estão presentes nas mais nobres celebrações de nossas vidas, "Viva o dia do Macarrão".


Ragú Bolognesa Clássico


Ingredientes:

500g de rigatoni
500g de carne moída
150g de pancetta ou bacon bem picado
80g de de cenoura bem picada
50g de talo de aipo bem picado
80g de cebola bem picada

1 dente de alho bem picado
400 de tomate sem pele e sem semente ou tomate em lata
150 ml de vinho tinto
sal e pimenta a gosto


Modo de Preparo:

Coloque em um processador o aipo, a cenoura, a cebola e o alho. Se não tiver processador, corte-os bem pequeno. Em uma caçarola, frite a pancetta ou bacon e adicione a cenoura, o aipo, a cebola e alho. Deixe refogar em fogo baixo. Tempere a carne moída com um pouco de sal e pimenta, adicione à panela e deixe fritar bem em fogo médio. Coloque o vinho e deixe levantar fervura. Coloque o tomate e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe por cerca de uma hora e meia. Sirva com rigatoni de sua preferência.

                                                                                                      Postado por Gildo Birardi.

Dados e citações retiradas do site www.eshoje.com.br, receita retirada da seção "culinária" do Portal Terra.