Total de visualizações de página

domingo, 18 de outubro de 2009

RISOTO À PIEMONTESE





Ingredientes 


- 2 xícara(s) (chá) de arroz arbório
- 3 tablete(s) de caldo de carne

- 4 colher(es) (sopa) de manteiga
- 2 colher(es) (sopa) de azeite
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- 1 xícara(s) (chá) de vinho branco
- 1 xícara(s) (chá) de champignon em conserva picado(s) finamente
- 1 xícara(s) (chá) de presunto sem capa de gordura picado(s) finamente
- 3/4 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco
- 1 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s)


Modo de preparo


Primeiro dissolva os tabletes de carne em 1,5l de água fervendo e reserve. Numa panela grande aqueça o óleo e 2 colheres de sopa de manteiga e junte a cebola. Deixe dourar.Acrescente o arroz, sem lavar (para conservar suas propriedades), e deixe-o fritar até que fique transparente. Depois acrescente o vinho, sempre mexendo, e espere que evapore. Com o auxílio de uma concha, vá despejando aos poucos o caldo de carne. À medida que o arroz for secando adicione mais caldo, sempre mexendo. Não tampe a panela. No final, não deixe o caldo secar (deixe o arroz ficar bem molhado), apague o fogo e acrescente o creme de leite, o presunto, o champignon, as outras 2 colheres de sopa de manteiga e o queijo. Misture tudo e sirva logo em seguida (senão ele seca). Dica: Se você gosta de um sabor mais apurado não deixe o vinho secar por completo.


ORIGEM DO RISOTTO 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.
Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do ristoto.
A grafia correta em português seria com apenas um "t". RISOTO.