Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Os primeiros passos de um enófilo


Se desejar ser um conhecedor de vinhos, sugiro primeiramente que leia muitos livros, pesquise na internet com muita cautela, não vá assimilando tudo que escrevem (inclusive os artigos desse blog...) assim, aleatoriamente. Eu só comecei a pesquisar sobre vinhos na web depois de quatro anos de leituras, acredito que temos que ter primeiramente uma base, para depois podermos tecer comentários ou escrever artigos com propriedade no assunto.

Procure ir à feiras e eventos sobre vinhos, você não precisa ser nenhum chefe de estado para poder ser convidado, é só ficar de olho na mídia especializada, uma boa dica é o site da Cristina Neves, que é uma respeitada promotora de feiras e eventos sobre vinhos, no portal dela você terá acesso a uma agenda de eventos. Digo que é importante ir a esses eventos por que você acaba conhecendo muitos produtores de vinhos, já esbarrei diversas vezes com o José Zuccardi – Proprietário da Bodega Zuccardi - Argentina, Manoel Poças Pintão Júnior – Proprietário da Casa Poças, posso garantir que a grande maioria dos produtores são pessoas muito prestativas e surpreendentemente simples, conversam com você como se você fosse um amigo de longa data, não são nenhum pouco esnobes. Além dos produtores, você encontra nas feiras os autores de livros voltados para o assunto, e assim como os produtores são pessoas muito agradáveis, numa delas conversei com Sérgio de Paula Santos, e perguntei a ele sobre um vinho da Madeira que ele havia relatado num de seus livros, e me respondeu com bastante interesse, penso que essa atitude valoriza o autor, pois ele vê que sua obra é importante, e que as pessoas realmente se interessam pelo que escreve.

Não me julgo conhecedor de vinhos, só gosto de estudar a respeito, posso garantir que estudar vinhos é um investimento relativamente barato em relação aos benefícios que traz.

Livros que recomendo:

A Bíblia do Vinho - Autora: Karen Macneil - 800 páginas:
O livro aborda o tema vinícola com muita riqueza nos detalhes, a Bíblia do Vinho é um livro para consultas eventuais, sempre que quiser saber de alguma região vinícola e o que nela se come. O livro trás também informações sobre o cultivo de vinhas, como montar sua adega em casa, telefones de algumas vinícolas que recebem turistas, etc...

Tintos e Brancos - Autor: Saul Galvão - 640 páginas:
O livro trás um resumo das melhores e mais conhecidas regiões vinícolas do mundo, é um guia para todos os iniciantes em vinho, esse livro foi o primeiro livro que eu li sobre vinhos, realmente apaixonante. Num curto período de tempo o livro sofre revisões, o quê sempre deixa o conteúdo atualizado.

Guia de Vinhos 2008 - Autor: Hugh Johnson - 288 páginas:
O livro é um resumo do resumo do resumo sobre tudo o que diz respeito a vinho, é indispensável para quem gosta e compra vinhos, por ser pequeno, cabe no bolso, é bom estar com ele na hora de comprar um vinho, pois é uma fonte rápida e inteligente de consulta.

Recomendo também a leitura do artigo: O tal tanino (também direcionado a pessoas que estão começando a estudar vinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário