Total de visualizações de página

sábado, 24 de outubro de 2015

O Lado Negro da Cozinha! 1ª Parte (Postei só agora pois acreditava que me daria problema na época!)

NÃO  EXISTE AMOR...


 Matando por Tomate!!! Da para acreditar?

Quem me conhece sabe do amor que sempre tive pela gastronomia e tudo que envolve e fala sobre o assunto, é mas como tudo não são flores?
Trabalho em uma cozinha, não é ainda o tipo de gastronomia que quero levar para minha vida mas estou aprendendo um bocado, e como toda cozinha trabalhamos em muitos e a ideia é que todos trabalhem em equipe (vai nesta! kkkkkkkk....), como dizia o Marcelo Nova na Banda Camisa de Vênus.... " Não vai haver amor nesta porra nunca mais!!!" parece que foi feita para a cozinha! kkkkkkkk.....
Se engana aquele que imagina que tem gente cozinhando com amor e dedicação, tem gente que até tenta, mas a grande maioria trabalha pelo salário no fim do mês, não tem a menor vocação para aquilo que estão se propondo a fazer.
Percebo que cozinhar faz com que você seja um transmissor de um tipo de energia e que no mesmo tempo te abre, te deixando vulnerável para todo o tipo de forças do mal.... Parece brincadeira? mas não é!!! como uma pessoa pode perder qualquer tipo de postura ética e profissional por causa de um tomate, "MATAMOS POR TOMATE!" ou por boca de fogão que o outro chegou primeiro e tomou a posse dela, e quem chegou atrasado chega transfigurado e sai pisando fundo e murmurando palavras de ódio pela outra pessoa ou pela mãe, pai, filhos ou ate mesmo o coitado do cachorro que não tem na ver com o Pato, brigam pela cabeça de alho ou pela panela ou pior, pela tampa da panela que o outro colocou por engano..é meus amigos quero fazer disto uma descrição do que é trabalhar em uma cozinha de restaurante.                
Vou fazer do meu Blog o meu diário, e te levar ao lado obscuro das cozinhas! Seja bem vindo ao meu mundo.

Por: Chef. R.Taberna 
27/02/2013 

DEGUSTAÇÃO ONLINE!!!

Quando os amigos se esbarram na dificuldade de se encontrar, quando a vida cria a distancia por vários motivos, trabalho, quilômetros, compromisso...
O que fazer quando o desencontro acontece? Pois bem! Mudamos o jogo, inventamos a nova letra da canção, reinventamos o final, pois ser Taberneiro é isto!!! Escrevemos nossa historia.







Noite agradável com bons vinhos e charutos e a companhia nem se fala!!!
A vida tem destas indas e vindas, não cabe a você decidir o seu tempo e sim o que fazer com o tempo que lhe foi dado.

Chef. R .Taberna

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Chef. R. Taberna



Jantar do Chef. Taberna

Salada Tropical 
Queijo Parmesão 
Medalhões de Filé ao molho 4 queijos
Risoto de Alho Poró 
Petit Gateau

Casa cheia
 Chef. Taberna e sua esposa Sous Chef. Kelly Viana

Maravilhoso jantar com pessoas bonita e de ótima conversa!
Nos divertimos muito!!!
Obrigado Cris Pella e Sandro.

Chef. Taberna. 





domingo, 28 de junho de 2015

O mundo inteiro na Itália... a Itália inteira em Milano

 
Durante a minha faculdade de arquitetura, no final dos anos 90, um dos meus maiores desejos acadêmicos, era o de visitar uma Exposição Universal.
As "expo universais" acontecem desde o final do século 19, e historicamente sempre reuniram as vanguardas no campo das artes da cultura e tecnologia, do mundo inteiro, e sempre nos deixam um legado, como no caso da célebre Expo de Paris em 1889, na qual foi construída a Torre Eiffel.
Este ano a Expo acontece pela segunda vez na história em Milano, e por um destes caprichos do destino, foi justamente este ano que tive a oportunidade de visitar uma Exposição universal.
O tema deste ano não poderia ser mais oportuno: Alimentar o planeta: Energia para a vida. 
Este tema trás à tona a desafiante questão da geopolítica mundial da alimentação, sintetizada no paradigma do nosso tempo, habitarmos onde cultivamos o nosso amanhã.
Pegando carona neste tema, a Itália soube explorar, com seu Palazzo Italia, a incrível diversidade cultural e gastronômica de seu território, virtuosamente representados em cada uma de suas regiões.
Implantado transversalmente ao Decumano, no passeio denominado Cardo, mostrou o melhor de sua gastronomia regional com joias como o Prosciutto di San Daniele, Trufas do Piemonte... e o espetacular pavilhão Vino Italy, onde tive o prazer de experimentar sensorialmente tudo o que tem de melhor em vinhos na Italia.





Peça de Prosciutto di San Daniele


Experiência sensorial do Vinho: cores e nuances 


Olfato: aromas e perfumes 
E por fim, o grande momento da degustação. O espaço foi dividido por regiões da Itália, e como não poderia ser diferente fui direto para Toscana, provar um poderoso Brunello. 

Degustação acompanhada de um belo Presciutto di Parma.

Espaço hi-tech, mesclando tecnologia e tradição.

Toda a degustação foi supervisionada pela FISAR: Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori. Pedi uma última recomendação sobre uma degustação final, e eis que o senhor da foto acima com uma voz rouca e abafada digna de Don Corleone diz: - Sicília... Sensacional! 
Me recomendou um Mille e una Notte Donna Fugata, explendido, estreptozo!!! Com notas minerais adquiridas do Terroir Vulcânico do Etna, que aprendizado.

E quanto a comida?  bom diria que tive muita sorte, pois era um tiro único, afinal só 3 dias e meio na Itália, como conhecer seus sabores seus encantos em tão pouco tempo? Somente seria possível se tudo isso estivesse reunido em um só lugar. E foi exatamente isso que a Expo me proporcionou: a Itália toda dentro de um só lugar, didaticamente divida no mesmo espaço. 
O restaurante Eataly dominou a praça de alimentação, implantando no cardo transversal ao Decumano um espaço incrível com restaurantes regionais que expunham orgulhosamente o melhor da Ligúria, Lazio, Piemonte, Toscana, Emilia Romagna, Veneto, Calábria...meu Deus que duvida! Se pudesse experimentaria todos! 





Tudo inspecionado e feito seguindo as rígidas regras da F.I.C FEDERAZIONE ITALIANA CUOCHI




Isso  foi um pouco de minha visita de 3 dias à Itália e a Expo 2015 Milano, conheci até um "Paezano" de Bari, o Evangelista, garçon do restaurante Biffi na galeria Vitório Emanuelle II. 



domingo, 31 de maio de 2015

Noite de Carrê de Cordeiro ao molho de Cabernet Sauvignon.

Embora meu trabalho sempre foi voltado para minha família e amigos, sempre sonhei em vôos mais altos e um tanto ambiciosos, fazer algo verdadeiramente marcante e significativo, algo que me consagrasse e completasse em felicidade e maturidade, não para alimentar o requisito de terceiros mas sim dos meus!
E esta receita que sempre admirei pelo seu sabor e sua beleza fotográfica onde pode facilmente notar o rústico com o delicado  me fez pensar que estou no caminho certo!    

Um maravilhoso Carrê de cordeiro Uruguaio, temperado e hidratado em vinho, azeite, sal, alho e pimenta, realçando toda a sua magnitude em sabor e aromas e no fim, um toque ferroso em seu retrogosto mais do que marcante fazendo que percebamos um equilíbrio na sua pura naturalidade.
Para acompanhar, um simples Purê de Mandioquinha com Salsa e Parmesão como uma cama confortável para aconchegar o convidado especial.
E para seu toque final o Molho de Cabernet, mostrando assim seu toque suave e delicado com uma acidez visível e bem colocada.

Para finalizar o casamento perfeito " Vinho!"
E neste requisito o mérito é só do meu irmão Gildo Birardi no qual escolheu sem a menor dúvida um Casillero del Diablo Carmenere Reserva 2013 para consagrar a noite mais do que fantástica e em ótima companhia de nossas esposas e filhos.
Hoje percebo e intendo melhor a frase que diz "Cozinhar não é serviço, cozinhar é um modo de amar os outros!"

                                                 
                                                  Chef. R. Taberna.

sábado, 23 de maio de 2015

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ela esta voltado!!!