Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MANJERICÃO!!! "SABOR E AROMA EM NOME DO AMOR"

MANJERICÃO

PARA QUE O MOLHO AO SUGO FIQUE COM AQUELE PERFUME E GOSTO INIGUALÁVEL NÃO PODE FALTAR MANJERICÃO, ISTO TODOS JÁ SABEM, O QUE A MAIORIA NÃO SABE É QUE O MANJERICÃO TAMBÉM É CONHECIDO NA ITALIA COMO A PLANTA DO AMOR E NA GRÉCIA ANTIGA ERA USADA PARA CERIMÔNIAS RELIGIOSAS E FUNERAIS, NO MEXICO COMO TALISMàDO AMOR! VAMOS SABER UM POUCO MAIS DESTA PLANTINHA QUE AGUÇA O PALADAR E PERFUMA TODO O AMBIENTE.
MANJERICÃO CONHECIDO TAMBÉM COMO BASÍLICO E ALFAVACA TEM SUA ORIGEM NO MÉDIO ORIENTE  ATÉ O IRÃO (OFICIALMENTE REPÚBLICA ISLÂMICA DO IRÃO "IRÃ")

O Manjerico é a planta mais popular das festas de S. João, no Porto e de S. António em Lisboa. É uma importante erva aromática, sendo considerada sagrada pelos indianos e considerada uma erva dos namorados pelos romanos. Os italianos do sul, conservam a tradição dos antigos romanos, segundo a qual, oferecer um vaso com Manjericão a uma moça equivale a pedi-la em casamento. Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.
Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egipto. No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

MEDICINA
Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de enjôos, vômitos e dores de estômago.
São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos. Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico.
A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção.
O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta.
As propriedades relaxantes agem nos tratos digestivo e respiratório e podem diminuir as cólicas, a prisão de ventre e a náusea e atenuar afecções como a asma e a tosse seca.

Nome científico: Ocimum basilicum
Nome comum: Manjericão
Nomes populares: Manjericão, Basílico, Manjerico, Manjericão de Folha-Larga, Alfavaca
Família: Lamiaceae
Origem: Médio Oriente até ao Irão


POSTADO POR.
RODRIGO CACHOLI.




                                                                                                                                      

2 comentários:

  1. tema muito bem escolhido, o manjericão está sempre presente nos nossos jantares, justa homenagem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sai quer dizer eu passei o Ano novo em casa sozinha, sozinha não com os anjos tive que levantar pois tem um clube perto de casa, nossa muito barulho, ai digitei Aron e saiu, aroma manjericão é o que tenho plantado no meu quintal é d +++ o perfume.

    Abraços...a todos muito manjericão em 2012.

    ResponderExcluir